sábado, 13 de junho de 2009

Os Reis do Fandango - Gravação da Baterial no estúdio AudioFarm

Pois é... nesta quinta feira de feriado tive a grande alegria de poder gravar as baterias do CD dos Reis do fandango no estúdio AudioFarm do meu “irmãozão” Matheus(nunca esqueças de colocar o “H” no nome do Matheus). Com a produção do José Dalmo (Zezinho do grupo floreio) e o toque do baterista Carlos Adenir que gravou quase todas as faixas de primeira. A gravação foi simplesmente SHOW DE BOLA, a microfonação e a equalização da bateria ficou toda por conta do Matheus(não quero ser insistente mas não esqueçam do “H”), afinal ele é o dono da casa e vamos combinar que de bateria o rapazinho entende um pouquinho.
O resultado não poderia ser outro..... o som ficou uma mistura de Heave metal com o tranco dos monarcas, algo inacreditável mas o mais legal da historia toda foi conhecer o chapéu de SM57 que o Matheus (Olha o “H”....) inventou para diminuir o vazamento do HitHat no microfone top da caixa, muito louco melhor dizendo muito feio.... mas eficiente pra caramba. Falando em caixa, usamos a caixa ludwig do ano de 1968 do Matheus(“com H”) e a bateria foi uma Pear export tinindo de boa. “Me lavei” usando o protools HD2, monitores Genelec, os microfones e os pres amplificadores, confiram o setup da gravação:

Bumbo: Mic= AKG D112 / Pré-amp= Avalon VT737sp.

Caixa: Mic= Shure SM57 (com seu exclusivo chapéu) / pré-amp= AMEK Purepath CIB
Pra quem não conhece é um canal da mesa NEVE com compressor e EQ.

Caixa Esteira: Mic= Shure SM57 / Pré-amp= Universal Audio LA-610(mixaria).

Tons1, 2 e surdo: Mic= Sennheiser MD421 / Pré-amp= Focusrite ISA428

Hi-hat: Mic= Shure KSM109 / Pré-amp= Focusrite ISA428

Ride(prato de condução): Mic= Shure KSM109 no Pré do canal da Control|24.

Crashes(Pratos de ataque): Mic= Rode NT5 no Pré do canal da Control|24

Ai Matheus(“H”)!!!!! mais uma vez obrigado pela força e muito sucesso para esse mega stúdio. E pra quem quiser conferir e conhecer é só acessar www.audiofam.com.br e conhecer sem duvida o estúdio mais bem estruturado do RS.


5 comentários:

  1. ohehoehoehoeho esse nanááá dos inferno não tinha com o que me incomoda agora vai começa com essa história do "h" hehe... Deeeeixa... Aguardem um nanáááá morrendo de inveja muuuuuito em breve OHEHOEHOEHOHEHEHOE

    ResponderExcluir
  2. Kra, agora falando sério. Vazamento de hi-hat é algo absuuurdo, tem trabalhos em que tem tanto hi-hat em tudo que é mic que acabo nem usando o close mic dele, principalmente se é um trabalho mais roqueiro com muita condução de hi hat aberto e pratos muito brilhantes e gritões. Embora seja mais fácil e aceitável tratar esse vazamento nos demais mics, no mic da caixa é simplesmente pedir pra ter uma horrenda dor de cabeça e a quase certeza de não chegar a um bom som de bateria. Por isso "inventei" o chapéu! hehe. Da mesma forma que "inventei" meu damping natural pros tambores =) Só não vai me copia seu nanáááá dos inferno! hoehoehoehoe

    ResponderExcluir
  3. Aaaa, Sandro, vale lembrar que acima dos 4KHz o padrão do SM57 vira praticamente hipercardioid então o chapéu mais o posicionamento correto fazem uma diferença gritante.

    ResponderExcluir
  4. Aquele teu chapéu é feio pacas... vou aperfeisoar sua invenção e patentiar, e pior vc vai ter que me pagar direitos sobre a patente hehehehehehehe.

    ResponderExcluir
  5. ta parem de briga, o que importa é que o chapeu do Mateus sem "h"funcionou muito bem ficou um pouco feio mais o som ficou show, até vamos dar uma ideia pro Mateus sem "h" chapela todos os mic,acho que vai matar a pau hehehehehe a quanto ao pro tools temo domando,abraço
    Jose Dalmo hehehehehe que apelido podre

    ResponderExcluir