segunda-feira, 29 de junho de 2009

Esquentando o Som do Estúdio

A mais recente aquisição do estúdio do Sasandro é um pré-amplificador valvulado da marca Presonus o modelo Studio Channel, um "channel strip" profissional que combina um pré-amplificador valvulado Class A, Compressor VCA-based e um EQ paramétrico de 3 bandas, já testamos o pré com vozes, contra-baixo e hoje o Zezinho esta gravando as gaitas(acordeon) no disco dos Reis do Fandango, ligamos o microfone neuman U87 com uma compressão leve para não comprometer os transientes das notas da gaita, sem mexer no equalizador, o som ficou de primeira.Também chegou os dois microfones novos SM57 da shure, um mic que é pau para toda obra.







sábado, 27 de junho de 2009

Os reis do fandango - Gravação violões e Guitarras

Quando comecei a tocar bailes, minhas bandas referenciais sempre foram Os Serranos e Os Monarcas, e hoje tive a grande honra de receber em meu estúdio o músico Amaro Peres, que já foi guitarrista dos Serranos , doGrupo Candiero entre outros , produtor musical e compositor de muitas obras inesqueciveis da música gaúcha. O Zezinho (José Dalmo o produtor dos pampas) convidou o Amaro pra gravar as trilhas de violões e guitarras do CD dos Reis do fandango que estamos gravando aqui no estúdio, a gravação foi muito tranquila, usamos o Neuman U87 com o pré valvulado Studio Channel da presonus para os violões e para as guitarras usamos o Pré valvulado da HotSound VT4000 plugada direto no pré, com instrumentos de primeiras e um dos maiores músico do estado a gravação foi uma barbada.




sábado, 13 de junho de 2009

Os Reis do Fandango - Gravação da Baterial no estúdio AudioFarm

Pois é... nesta quinta feira de feriado tive a grande alegria de poder gravar as baterias do CD dos Reis do fandango no estúdio AudioFarm do meu “irmãozão” Matheus(nunca esqueças de colocar o “H” no nome do Matheus). Com a produção do José Dalmo (Zezinho do grupo floreio) e o toque do baterista Carlos Adenir que gravou quase todas as faixas de primeira. A gravação foi simplesmente SHOW DE BOLA, a microfonação e a equalização da bateria ficou toda por conta do Matheus(não quero ser insistente mas não esqueçam do “H”), afinal ele é o dono da casa e vamos combinar que de bateria o rapazinho entende um pouquinho.
O resultado não poderia ser outro..... o som ficou uma mistura de Heave metal com o tranco dos monarcas, algo inacreditável mas o mais legal da historia toda foi conhecer o chapéu de SM57 que o Matheus (Olha o “H”....) inventou para diminuir o vazamento do HitHat no microfone top da caixa, muito louco melhor dizendo muito feio.... mas eficiente pra caramba. Falando em caixa, usamos a caixa ludwig do ano de 1968 do Matheus(“com H”) e a bateria foi uma Pear export tinindo de boa. “Me lavei” usando o protools HD2, monitores Genelec, os microfones e os pres amplificadores, confiram o setup da gravação:

Bumbo: Mic= AKG D112 / Pré-amp= Avalon VT737sp.

Caixa: Mic= Shure SM57 (com seu exclusivo chapéu) / pré-amp= AMEK Purepath CIB
Pra quem não conhece é um canal da mesa NEVE com compressor e EQ.

Caixa Esteira: Mic= Shure SM57 / Pré-amp= Universal Audio LA-610(mixaria).

Tons1, 2 e surdo: Mic= Sennheiser MD421 / Pré-amp= Focusrite ISA428

Hi-hat: Mic= Shure KSM109 / Pré-amp= Focusrite ISA428

Ride(prato de condução): Mic= Shure KSM109 no Pré do canal da Control|24.

Crashes(Pratos de ataque): Mic= Rode NT5 no Pré do canal da Control|24

Ai Matheus(“H”)!!!!! mais uma vez obrigado pela força e muito sucesso para esse mega stúdio. E pra quem quiser conferir e conhecer é só acessar www.audiofam.com.br e conhecer sem duvida o estúdio mais bem estruturado do RS.


Os reis do fandango - novo CD

Mais um trabalho se inicia no estúdio, agora é a vez do CD dos Reis do Fandango produzido pelo grande amigo e parceiro aqui do estúdio “JOSÈ DALMO” (Zezinho do Grupo Floreio) o grande produtor dos pampas e gaiteiro de primeira linha e agora quase mestre em protools, pois é o trabalho esta ficando um beleza, as musicas estão especialíssima com muitas canções inéditas e algumas regravações, vai valer a pena conferir. Para o estúdio é uma grande honra estar fazendo este trabalho em parceria com o Zezinho pois Os Reis do Fandango são um grupo com mais de 40 anos de estrada e muitos trabalhos já gravados. Esse próximo CD esta nas mãos do Zezinho para fazer os arranjos e a produção artística e musical, sobrando pra mim a produção técnica, mixagem e masterização e o curso relâmpago de protools para o José Dalmo, pois o vivente já esta botando a mão na massa e gravando os violões e os baixos confiram as fotos a seguir.



Zezinho pleitiando a boca de tecnico de gravação......

Romoaldo - gravação violões


Zezinho e Padreco na gravina do Baixo

Grande "Padreco", amigão de longa data.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

XAXADOS E PERDIDOS.

Nos dias 29-30-31/05/2009, na sala Álvaro Moreira, minha amiga e colega de Rádio esmeralda Simone Rasslam, estreou seu primeiro espetáculo musical solo o “Xaxados e Perdidos” que para minha felicidade participei com a sonorização e a operação do som, o show foi espetácular, casa lotada as três noites, publico muito participativo e muita musica boa(muito boa mesmo....). O forte do espetáculo foi a interatividade com o publico e a participação do coral no qual a Simone é regente, o mais bacana foi que ninguém imaginava que o coral estava misturado ao publico e em algumas canções começavam a cantar junto com o show, realmente foi de arrepiar.

O show musical Xaxados e Perdidos, tem como músicos Álvaro rosa costa(voz,violão, viola, cavaco e percussões) Roberto Chedid( voz violão, cavaco, Guitarra e percussões) e Simone Rasslan(voz, Piano, percussões). A iluminação ficou por conta de meu também colega de rádio esmeralda Bathista Freire.
Muitos Instrumentos acústicos e música brasileira de qualidade, quem tiver a oportunidade de assistir o Xaxados e Perdidos não perca essa chance, pois o show e maravilhoso e com certeza vai rolar muitos outros em outras temporadas.

Simone muito sucesso para você nesse novo trabalho.

Confiram as fotos......